sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Primeiro mês após regresso

Boas pessoal,

Finalmente tenho disponibilidade para postar aqui, não é que não tivesse antes, mas o regresso não foi quando estava à espera, e não trabalhei assim tantos dias que justificasse estar a fazer um resumo semanal. Peço desculpa por isso.

Entretanto já passou um mês (e picos) desde que regressei, que foi dia 19 de Setembro, e resolvi fazer então um resumo mais geral.

Mas antes deixem-me falar um pouco sobre os meus objectivos, gestão de banca e outras coisas de mudaram desde que rebentei a banca em Março deste ano.

Objetivo

Em relação ao objetivo, tenho um a longo prazo (para dois anos aproximadamente), mas que acho que não vale a pena dizer qual é, pois nunca se sabe os contratempos que pode haver no espaço de dois anos, e não quero que aconteça como no passado em que me comprometo com um objectivo e depois fica a meio... no entanto, parti esse grande objetivo em ciclos, 19 mais concretamente, e a minha ideia é ir desvendando o que consiste cada ciclo à medida que vou progredindo. 
Por exemplo posso dizer que o meu objectivo mais imediato é chegar a uma banca de 1.000€ (começando com 50€), o que corresponde a concluir os 6 primeiros ciclos desses 19. Esses 6 ciclos não têm nada de especial... os lucros que obtiver servirão apenas para aumentar a banca, até chegar a 1.000€. Pretendo atingir esta primeira meta até ao final de Fevereiro de 2018.
A partir daí as coisas mudam um pouco, pois vou começar a construir uma segunda banca, para ter de reserva. Deixo aqui um printscreen de parte do plano para perceberem melhor como se vai processar.


Acima está um printscreen dos primeiros 9 ciclos do planos, e isso seria o meu objectivo até ao final desta época, mas acho que seria extremamente difícil por causa do 9º ciclo, portanto já me contento se conseguir fazer até ao 8, e será esse o meu objetivo "oficial".

Como podem ver pela imagem nos 6 primeiros ciclos 100% dos lucros servirão para aumentar a banca principal, depois nos ciclos 7 e 8 os lucros serão divididos de igual forma entre a banca principal e a secundária (corresponde à coluna Neteller/Skrill) e ao terminar esses ciclos a banca principal será de 2.000€ e a secundária de 1.000€. Depois no ciclo 9 a proporção entre a banca principal e secundária varia com o objetivo de ao terminar esse ciclo as bancas serem idênticas (de 2.500€ cada). Para além disso nesse ciclo já começo a tirar parte dos lucros (20%) para despesas gerais do dia-a-dia. Após o ciclo 9, como as duas bancas já são idênticas, a percentagem de lucro direccionada a cada uma delas passa a ser sempre igual, para que as bancas se mantenham sempre idênticas até ao final. Para além disso depois começo a movimentar parte dos lucros para as outras áreas que podem ver no print, mas isso agora não interessa nada.

O que interessa aqui é que o meu objetivo é concluir o ciclo 8 até ao final da época, com uma banca final de 2.000€, o que faz com que tenha que ter um lucro de 2.950€ até lá.

Gestão de banca

Relativamente à gestão de banca alterei algumas coisas em relação ao passado... Agora tenho apenas 20% da banca na Betfair, sendo que os restante 80% ficam na Skrill, e todos os dias em que tenho lucro, levanto o correspondente a 80% dos mesmos, ficando apenas com 20% na Betfair. Quando tenho prejuízo reponho o valor que falta para ter 20% da banca atual (após a perda), sendo que o excel do plano faz esses cálculos automaticamente, diz quanto tenho que levantar ou depositar no final do dia.

Essa gestão tem dois objetivos... o primeiro tem a ver com o controlo emocional, pois se me descontrolar em algum momento nunca rebentarei a banca toda como aconteceu na ultima vez, no máxima terei 20% de prejuízo em relação à banca, o que é um valor alto mas gerível. E segundo porque devido às condições em que nos encontramos em Portugal nunca sabemos o que poderá acontecer às contas, e caso seja encerrada por algum motivo, mais uma vez o prejuízo será de apenas 20% da banca.

Sobre a gestão de banca nos jogos em si, uso no máximo 10% em cada mercado, o que me permite andar pelo menos em dois mercados ao mesmo tempo. O que costumo fazer é andar com 10% no Match Odds, e por vezes ando com mais 5% em Unders ou Overs, o que faz com que normalmente tenha 5% livres.

Outras alterações

Como disse no post anterior fiz algumas alterações na minha vida no sentido de ganhar mais disciplina, portanto não vale a pena estar a repetir tudo aqui, mas há algo que estou a fazer e que acho que vale a pena partilhar, pois isso foi provavelmente a coisa que teve mais impacto no meu rigor a trabalhar. 
Essa coisa é trocar ideias com um amigo durante os jogos... isto não é novo, é um assunto já muito debatido, mas eu sempre fui um pouco céptico em relação a isso pois achava que só ia distrair mais (o que pode acontecer caso a(s) outra(s) pessoa(s) não seja a mais indicada), mas estava redondamente enganado. 
Fica o conselho, se conseguirem arranjem um ou dois amigos, não mais do que isso, que trabalhem de forma semelhante à vossa, criem um servidor no Discord (que é grátis) e troquem ideias durante os jogos. Vão logo começar a ver as coisas de maneira diferente e para além disso farão menos entradas estúpidas ao longo dos jogos.

Resumo

Finalmente fica o resumo deste último mês que apanhou parte de Setembro e Outubro, portanto deixo aqui os prints do registo e extrato da Betfair desses dois meses.

De forma geral e mais condensada:
  1. Trabalhei 10 dias e todos foram green (100%);
  2. Trabalhei em 40 mercados, onde 34 foram greens (85%), 1 break even (2.5%) e 5 reds (12.5%);
  3. Tive um ROI de aproximadamente 20%;
  4. Dobrei a banca. Passei de 50€ para 100€;
  5. Lucro de 55.65€ (111.3%);

Setembro

Outubro

Não vou falar de nenhum jogo em concreto pois o post já está demasiado longo, mas eu tenho apontamentos e gravação de quase todos eles, portanto se tiverem curiosidade ou alguma duvida em relação a algum é só dizerem.
Se tiverem alguma questão em relação a outra coisa qualquer também estão à vontade para perguntar.

Aproveito para dizer que o mês de Outubro já está fechado, não vou trabalhar mais nenhum dia, pois vou agora de férias para Suiça e enquanto estiver lá não vou fazer trading. 
Devo regressar ao trabalho no dia 17 de Novembro, e a partir dessa data já espero fazer atualizações semanais como tinha dito.

Até lá, bons greens!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário