sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O software de trading que uso - Geeks Toy

Boas pessoal,

Como já tinha dito no post anterior o software para trading que estou a utilizar neste momento é o Geeks Toy, por várias razões, mas a maior delas é sem duvida o facto de ser bastante personalizável, o que me permitiu ter um software à minha maneira, que me enche as medidas.

E é exactamente sobre isso que vou falar neste post, sobre a personalização do Geeks Toy, mais cocretamente a personalização que eu fiz para mim.

Como alguns devem saber, e outros não, no Geeks Toy é possivel alterar muitas coisas, desde as cores de praticamente tudo, assim como a informação e ferramentas que aparecem ou não no ecrã, e onde aparecem. Quem tem um primeiro contacto com o GT pode não ficar com a melhor impressão, pois à primeira vista parece um pouco confuso, mas assim que percebem o seu funcionamento e o grande poder de personalização provavelmente já não quererão outra coisa. Isso foi o que aconteceu comigo, numa fase inicial preferia o Traderline por ser muito mais intuitivo, mas assim que comecei a explorar o GT, e tive conhecimento das vantagem que referi acima rapidamente o GT se tornou o meu software de eleição. Mas de referir que ainda agora não tenho conhecimento de onde estão algumas funcionalidades no GT pois as opções são imensas. Resumindo, sei onde está e como fazer o que é essencial para mim, e isso é suficiente.


Agora vou mostrar como está a minha configuração do Geeks Toy e tambem explicar mais ou menos o funcionamento basico do mesmo, para as pessoas que nunca tiveram contacto com ele.

Isto é o aspecto dele (pelo menos do meu) quando está com um mercado aberto em ladder:




Barra lateral/menu principal

A barra mais à esquerda é o menu principal do GT, é por ai que acedem às coisas e é onde vêm a informação geral em relação ao mercado que têm aberto:


Vou só focar-me nos aspectos mais importantes. 
Em cima têm uma secção que mostra o tempo, neste caso, que passou desde que o mercado entrou em live, e aí tem a opção para fazer cash out do mercado em hedge. Para isso é só clicar no quadrado central que mostra o lucro que temos no momento, que neste caso está a verde, o que quer dizer que estamos em lucro (no caso de estarmos em prejuizo o mesmo estaria em vermelho). Mais uma vez refiro que todas as cores do GT podem ser alteradas para a que o utilizador quiser, e aqui não é excepção.


Depois temos a secção "Ladder Selector", que basicamente serve para escolhermos a posição em que cada seleção aparece na ladder. A que tem o número 1 aparece na primeira posição, a que tem o número 2, aparece na segunda posição, etc. A posição pode ser alterada livremente pelo utilizador, clicando em cima do número, e alterando para outro. Nesta secção tambem é possivel ver as odds atuais em cada seleção:


No "Profit & Loss" podemos ver o lucro/prejuizo que vamos ter em cada seleção com a situação atual do mercado:



Por fim temos duas secções, que é das apostas não correspondidas e as apostas correspondidas. Em cima estão as apostas não correspondidas, e aí têm a hipotese de as cancelar e editar. E em baixo temos a lista das apostas correspondidas:



Relativamente à barra lateral, por agora, penso que não seja necessário explicar mais nada. Agora vou passar para a parte mais importante, a ladder!


Ladder

Isto é o que realmente interessa, é onde decorre toda a "acção", e é aqui que a personalização tem realmente peso, pois apesar da barra lateral ser importante o seu uso é facultativo, e é perfeitamente possivel fazer trading sem sequer a usar.

Aqui as opções de personalização são quase ilimitadas, e esta em concreto é a minha, portanto não se admirem se verem imagens do GT em outro lado e ser completamente diferente deste.

Aqui está uma imagem geral da ladder:



Em cima têm o que eu chamo de cabeçalho, que:

  • indica qual é cada selecção
  • mostra o lucro que tem em cada selecção
  • mostra o lucro/prejuizo atual em cada selecção (e clicando em cima desse lucro faz cashout para a selecção em questão)
  • tem uma caixa onde podem introduzir o valor da stake que pretendem utilizar 
  • tem um conjunto de stakes pre-definidas para poderem escolher qual querem utilizar sem perder tempo a estar a inserir manualmente o valor a utilizar (neste caso as stakes que aparecem são as que vinham pré-definidas pelo software, mas é possivel alterar para os valores que quisermos)
  • e tem um opção que permite ao utilizador escolher o tipo de stake que quer utilizar (stake, responsabilidade, exposição)


Relativamente ao tipo de stake existem várias opções. Eu utilizo uma que não se vê muita gente usar, que é a exposição (exposure), que é representada pela letra "E". Ao escolhermos esse tipo de stake e indicarmos o valor, o que vai acontecer é que ao fazermos uma entrada, esse vai ser o valor que vai ficar exposto (que podemos perder) quer seja uma entrada back ou uma entrada lay. 
Para mim esta é a opção que faz mais sentido, pois não preciso de estar a preocupar-me de quanto dinheiro tenho exposto, coisa que não acontece com as outras opções, pois nas restantes, dependendo se entramos em back ou em lay, temos que estar sempre com atenção à nossa exposição.
Nesta imagem podem ver os tipos de stake que existem:



Na parte central temos a ladder propriamente dita, é a parte principal e é aqui que é feito praticamente tudo.



Abaixo vou colocar uma imagem onde vou indicar e explicar as coisas a ter em consideração na ladder (isto tendo em conta a minha personalização):


1 - Isto é onde ficam as apostas não correspondidas. Como podem ver defini para que as apostas não correspondidas apareçam na mesmo coluna das odds. Neste caso concreto abri um lay ao Atl Madrid, o mesmo não foi correspondido e ficou ali a stake plantada. No caso de se querer cancelar uma entrada basta clicar em cima dela.

2 - Nesta coluna é onde é mostrado o dinheiro total correspondido a cada odd. Mas o foco neste caso não é nisso, e sim aquele quadrado que selecionei. Com um pouco de atenção conseguem reparar que está numa cor diferente, mais propriamente a rosa claro, e basicamente indica o dinheiro que estava à frente da minha stake que não foi correspondida, neste caso concreto estavam 404€ à minha frente. Isto é bastante útil para termos uma noção de quando a nossa stake será correspondida.

3 - Este campo indica a última odd que foi transacionada, e ao clicar aí em cima TODAS as apostas não correspondidas são canceladas.

4 - Esta é a coluna que mostra o lucro que temos em cada odd. Ao clicar em cima de qualquer um dos valores é colocada uma aposta contrária à que demos entrada que nos permitirá fechar com o lucro que aparece lá. Neste caso concreto aparece o mesmo valor a todas as odds porque eu não tinha nenhuma posição aberta nessa seleção. Tambem é possivel mudar a visualização dessa coluna, de maneira a fechar em freebet em vez de hedge.

5 - Esta coluna é um gráfico de chart, que coloquei para poder que odds foram transacionadas e poder ter uma ideia de qual é o sentido que as odds vão tomar, se vão descer ou subir.


Por fim temos a zona dos gráficos, que servem como auxiliar:


O gráfico de cima representa o peso do dinheiro, ou seja, mostra se está mais dinheiro para ser correspondido em back ou lay, e isso, tal como o gráfico de chart, permite-me fazer uma previsão de qual vai ser o sentido de movimento da odd no curto prazo.

O gráfico de baixo todos nós conhecemos, é o gráfico que podemos tambem encontrar na betfair e que mostra o movimento da odd no longo prazo.

E pronto, é isto. Foi uma explicação muito superficial, e alguns pontos precisam de ser mais detalhados para que algumas pessoas percebam, portanto se quiserem uma explicação mais aprofundada basta pedirem que eu darei com todo o gosto. Entretanto podem consultar o manual do Geeks Toy que explica lá como tudo funciona, embora por vezes não seja da forma mais clara. Podem ver o manual aqui.

Relativamente à minha configuração do GT tambem a poderei partilhar e explicar como a importarem depois para o vosso. Caso tenham interesse basta dizerem.

Bons greens!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário